quarta-feira, 7 de julho de 2010

Dança - Licenciatura


Objetivo:
O curso estimula o desenvolvimento de competências críticas, metodológicas e criativas nos alunos, para que estes possam atuar prioritariamente na educação básica, agindo como formadores no campo do ensino da dança. O profissional formado neste curso atua como professor em escolas e academias de dança, fundações e centros culturais, escolas públicas e privadas da educação básica.

Área de atuação:
• Bailarino: usa a dança como forma de comunicação. Através do corpo, interpreta obras musicais, conta histórias, exprime sons e ritmos, além de transmitir ideias e sentimentos. As interpretações dos bailarinos variam com o tipo de espetáculo e podem realizadas tanto individualmente – como solistas – quanto em grupo, numa companhia de dança. Em alguns espetáculos, além de dançar, os bailarinos também cantam e representam. Ballet clássico, dança moderna, sapateado, danças de salão, folclore e danças étnicas, são alguns dos diversos tipos de dança existentes que esses profissionais podem interpretar.
• Coreógrafo: expressa ideias e conta estórias através da dança e dos movimentos corporais, geralmente sincronizados com música. Cria movimentações cênicas e estrutura o esquema de trabalho a ser desenvolvido em espetáculo de dança e música.
• Dramaturgo da dança: intervém, produz, aprecia espetáculos e mostras de dança. A dança se vale do movimento e de sua relação de significados, nesse sentido, ocupa-se da composição de modo a trabalhar as estruturas e suas relações no tempo e no espaço.
• Professor do ensino formal: atua em escolas da rede pública e particular. Identifica e desenvolve as diversas formas de linguagem da dança, de modo a exercitar a compreensão, a criatividade e a reflexão. Domina e aprimora permanentemente os avanços do conhecimento na área de formação artístico-cultural e no processo educativo para e pela dança.
• Professor universitário: ensina e faz pesquisas na área da dança. Reflete sobre o espetáculo de dança, a interpretação e a montagem coreográfica sob o ponto de vista ético e estético. Investiga a linguagem coreográfica e sua articulação com outras linguagens cênicas, bem como, com o contexto sociocultural mais amplo.

Específicas: Se alguém souber, comente e eu retifico e ratifico.

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