domingo, 25 de julho de 2010

Educação Física


Objetivo:
O curso visa abordar conteúdos, proporcionando atividades que forneçam subsídios ao futuro professor de Educação Física no sentido de desenvolver competências e habilidades próprias da sua área de atuação.
Assim, torna-se relevante ressaltar a idéia de competência como o atributo ou qualidade de um indivíduo que é capaz de mobilizar recursos para tomar decisões em ambientes imprevisíveis e que, desta forma, seja capaz de ativar esquemas que lhe permitam ser criativo e pró-ativo nos mais diversos contextos.


Área de atuação:
As áreas de atuação dos profissionais de Educação Física são divididas para a habilitação de Licenciatura e Bacharelado:

Licenciatura
- Docência no Ensino Fundamental e Médio, em escolas públicas ou privadas. Portanto, os profissionais podem ter acesso a emprego público municipal, estadual ou federal através de concurso;
- Pesquisa na área educacional/científica.

Bacharelado
-
Direção de clubes, academias, hotéis, empresas e spas nas áreas de atividade física e recreação;
- Ensino em academias, nas áreas de ginástica, musculação, natação, hidroginástica, danças, lutas e treinamento personalizado (personal training);
- Ensino de Esportes de Aventura, atuando como profissional liberal, ou em hotéis com essas características;
- Forças Armadas;
- Pesquisa na área científica;
- Consultoria de empresas e indústrias na área de atividade física.

Principais Linhas de Pesquisa no curso:
- Saúde e Qualidade de Vida;
- Treinamento e Avaliação na Educação e na Atividade Física.


Específicas: Biologia/Química

Ciências Econômicas


Objetivo:
O Curso de Ciências Econômicas visa formar economistas que contribuem para a promoção do desenvolvimento econômico e social do país. Trata-se de um curso de graduação em economia com ênfase aplicada. São formados economistas altamente qualificados que, além de exercerem as funções normalmente atribuídas a este profissional (planejamento; análises de mercado, de investimento e econômicas; estudos; laudos; entre outras), tem habilidades adicionais para atuar nas atividades ligadas ao agronegócio, a gestão de recursos naturais, a bioenergia e ao planejamento regional, no Brasil e no exterior. Trata-se de um segmento que representa cerca de um terço da renda gerada no Brasil.

Área de atuação:
O economista pode atuar em: bancos, empresas privadas, financeiras, indústrias de grande porte, órgãos do governo, etc.

Específicas: Matemática/História

Direito

Objetivo:

Ao optar pelo Direito, é bom ter em mente que o profissional dessa área é o elo entre o cidadão e o Estado, como uma ponte que traduz as necessidades de um e informa a decisão do outro.Para isso, é possível optar tanto pela advocacia como pela carreira jurídica. Independentemente da área escolhida, a faculdade é apenas o primeiro passo e não garante a entrada no mercado de trabalho. Depois, é preciso passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou em concursos públicos. As funções do profissional variam bastante de acordo com a área escolhida, mas no geral implicam a análise de disputas e conflitos de acordo com o que estabelece a Constituição e na defesa dos interesses de indivíduos, empresa se da sociedade em geral. "É importante que o profissional do Direito tenha cultura geral; ele deve ainda ler, escrever e falar bem", diz o juiz José Luiz de Carvalho, da 4ª Vara Cível do Foro Regional de Santana, em São Paulo.

Área de atuação:

Escritórios de advocacia, órgãos públicos, empresas privadas.


Específicas: História/Literatura

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Design, com ênfase em Moda, Artesanato e Movelaria

Objetivo:
Preparar profissionais capacitados, pessoas cheias de ideias para pesquisar, explorar novos temas, novas tendências, novas cores; capazes de perceber oportunidades de novos produtos e novos públicos no segmento. Profissionais habilitados para analisar as mudanças no mercado nacional e internacional, orientando clientes; percebendo novos rumos e comportamentos, gostos e estilos; capazes de avaliar tanto o lado técnico como o comercial; aptos para realizar desfiles e a produção de moda no lançamento de coleções e eventos afins.

Área de atuação:
A indústria de moda brasileira tem um potencial enorme, que permite uma expansão em diversos segmentos. O curso de Design de Moda forma profissionais competentes e altamente capacitados para responder às novas exigências que surgem no mercado. Prova disso é que muitos alunos e ex-alunos conseguem uma excelente colocação num mercado com as portas abertas para profissionais capacitados. Alguns, inclusive, estão posicionados em empresas reconhecidas como Siberian, Tecnosol, Casas Pernambucanas, Miele, Valença Têxtil, Nicoboco entre tantas outras empresas de renome.
O profissional é preparado para assumir vários tipos de posições, quer seja em escritórios de estilo e criação, ateliês, confecções, acessórios, indústrias têxteis, de aviamentos, malharias e tecelagens ou também no âmbito do varejo, encontrando espaço em grandes redes multimarcas ou magazines de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a formação dada pela instituição abre oportunidades incríveis para você atuar no setor de prestação de serviços, seja como consultor de empresas ou de celebridades, ou ainda na preparação de figurinos para shows, teatros, cinema, novelas, fotografia, publicidade, cenografia, revistas especializadas no mundo fashion, desfiles e muito mais.

Específicas:Literatura/História

Design


Objetivo:
Formar profissionais que possam atuar como:
1. Diagramador/paginador: responsável pelo direcionamento criativo de produção de impressos em geral (cartaz, folder, livro, revista, jornal etc);
2. Tipógrafo: responsável pelo direcionamento criativo de fontes e famílias tipográficas;
3. Consultor gráfico: responsável pela assessoria e acompanhamento de produção em indústrias gráficas;
4. Artefinalista: responsável pela finalização da matriz gráfica de mídias impressas;
5. Programador visual: responsável pelo direcionamento criativo de sistemas de identidade visual em suas diversas aplicações bi e tridimensionais;
6. Webdesigner: responsável pelo direcionamento criativo de interfaces visuais de websites e edição de vídeo para internet;
7. Designer de autoria: responsável pelo direcionamento criativo de interfaces visuais dos produtos digitais audiovisuais (CD-ROM e jogos eletrônicos);
8. Designer de I.G.U.: responsável pelo direcionamento criativo de Interface Gráfica de Usuário para softwares.

Área de atuação:
Empresas públicas e privadas;
Agências de publicidade e comunicação visual;
Indústrias gráficas e bureaux de editoração;
Empresas de Tecnologia de Informação e Software;
Produtoras de Vídeo
Final do Conteúdo

Específicas:Literatura/História

Desenho e Plástica - Licenciatura


Objetivo:
objetiva a formação de professores de 1º e 2º graus nas áreas de Desenho e Plástica, qualificando ainda para o ensino das disciplinas de Desenho Representativo, Operacional e Normativo (no 3º grau, nas áreas de Tecnologia e Artes). Os profissionais estão capacitados a exercer atividades de expressão e criação estética, atuando na área das artes visuais. É importante que o aluno tenha um bom raciocínio abstrato e espacial, coordenação motora, criatividade, síntese gráfica, sendo de proporção, memória visual e percepção de movimento. Deve-se lembrar ainda o crescente interesse do mercado pela Gráfica Computacional, que tem despertado a necessidade de se redescobrir a Geometria Gráfica, como ferramenta indispensável a esta ciência.

Área de atuação:
Professor de 1º, 2º e 3º graus.

Específicas: Literatura/História

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Dança - Licenciatura


Objetivo:
O curso estimula o desenvolvimento de competências críticas, metodológicas e criativas nos alunos, para que estes possam atuar prioritariamente na educação básica, agindo como formadores no campo do ensino da dança. O profissional formado neste curso atua como professor em escolas e academias de dança, fundações e centros culturais, escolas públicas e privadas da educação básica.

Área de atuação:
• Bailarino: usa a dança como forma de comunicação. Através do corpo, interpreta obras musicais, conta histórias, exprime sons e ritmos, além de transmitir ideias e sentimentos. As interpretações dos bailarinos variam com o tipo de espetáculo e podem realizadas tanto individualmente – como solistas – quanto em grupo, numa companhia de dança. Em alguns espetáculos, além de dançar, os bailarinos também cantam e representam. Ballet clássico, dança moderna, sapateado, danças de salão, folclore e danças étnicas, são alguns dos diversos tipos de dança existentes que esses profissionais podem interpretar.
• Coreógrafo: expressa ideias e conta estórias através da dança e dos movimentos corporais, geralmente sincronizados com música. Cria movimentações cênicas e estrutura o esquema de trabalho a ser desenvolvido em espetáculo de dança e música.
• Dramaturgo da dança: intervém, produz, aprecia espetáculos e mostras de dança. A dança se vale do movimento e de sua relação de significados, nesse sentido, ocupa-se da composição de modo a trabalhar as estruturas e suas relações no tempo e no espaço.
• Professor do ensino formal: atua em escolas da rede pública e particular. Identifica e desenvolve as diversas formas de linguagem da dança, de modo a exercitar a compreensão, a criatividade e a reflexão. Domina e aprimora permanentemente os avanços do conhecimento na área de formação artístico-cultural e no processo educativo para e pela dança.
• Professor universitário: ensina e faz pesquisas na área da dança. Reflete sobre o espetáculo de dança, a interpretação e a montagem coreográfica sob o ponto de vista ético e estético. Investiga a linguagem coreográfica e sua articulação com outras linguagens cênicas, bem como, com o contexto sociocultural mais amplo.

Específicas: Se alguém souber, comente e eu retifico e ratifico.

Comunicação Social - Radialismo - Rádio e TV

Objetivo:
O curso de Comunicação Social, habilitação Radialismo, prepara o profissional para explorar novas possibilidades de expressão artística e cultural, através das técnicas da Comunicação: informar, divertir e educar, através de mensagens sonoras e/ou visuais, nos meios convencionais ou alternativos. Entre as funções desenvolvidas, constam a de Autor, Roteirista, Diretor Artístico ou de Produção, Produtor Executivo, Diretor de Programas, Diretor de Programação, Diretor de Imagens, Assistente de Produção, Coordenador de Produção, Coordenador de Programação, Pesquisador.

Área de atuação:
As áreas de atuação podem ser assessorias de comunicação de instituições públicas e privadas, emissoras de rádio e tv comerciais, educativas e comunitárias, produtoras independentes, agências de publicidade e projetos em mídia digital.

Específicas: Geografia/História/Português/Redação

Comunicação Social - Publicidade e Propaganda


Objetivo:
O perfil do profissional desta área é delineado pela criatividade, que o capacita a desenvolver, com habilidade, projetos pertinentes a diversas atividades de publicidade e propaganda. Compete ao publicitário analisar os produtos e serviços, descobrir a que mercado se destinam e escolher a forma ideal de apresentá-los ao público, garantindo, assim, as vendas. No curso, dá-se ênfase especial à criação de textos para serem veiculados nos diversos meios e veículos de comunicação, como televisão, rádio, revistas, bem como em outdoors, folders, material promocional e de ponto de venda, sempre apoiados no potencial criativo. Na primeira etapa do curso, o aluno recebe uma elevada carga de informação cultural, que o habilita a ter uma visão ampla e crítica da realidade social e de seu cotidiano. Em um segundo momento, de posse dessa visão e de conhecimentos prévios, o curso torna-se essencialmente prático, garantindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos às exigências do mercado e às situações encontradas na vida profissional.

Área de atuação:
O profissional de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pode trabalhar em agências de publicidade, de promoção de eventos, em assessoria de empresa, em editoras, institutos de pesquisa, gráficas, departamentos de comunicação e marketing de empresas, em veículos de comunicação, em produtoras de vídeo e som e, na assessoria publicitária e de comunicação de órgãos governamentais.

Específicas: Geografia/História/Português/Redação

terça-feira, 6 de julho de 2010

Comunicação Social - Jornalismo


Objetivo:
O perfil do profissional desta área graduado atende às inovações e transformações contemporâneas da cultura midiática, que o capacita a desenvolver tanto o senso crítico quanto a habilidade na elaboração eficiente da informação para quaisquer meios de comunicação. Compete ao jornalista a apuração precisa do fato, a inserção em pauta, a redação da informação e a sua posterior edição para exibição nas mídias impressa, eletrônica e digital. Dá-se ênfase especial à elaboração competente de textos e captação do momento da notícia (imagens) a ser veiculada, respeitando a linguagem e a formatação específica dos veículos de comunicação, como jornal, revista, rádio, televisão e internet. Na primeira etapa do curso, o aluno recebe uma elevada carga de informação cultural, que o habilita a ter uma visão ampla e crítica da realidade social e de seu cotidiano. Em um segundo momento, de posse dessa visão e de conhecimentos prévios, o curso torna-se essencialmente prático, garantindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos às exigências do mercado e situações encontradas na vida profissional.

Área de atuação:
O profissional de Jornalismo (profissão regulamentada) está legalmente habilitado a exercer todas as funções nas redações e departamentos de documentação das empresas de comunicação do ramo editorial, radiofônico, televisivo ou digital.
O jornalista também encontra possibilidades de atuação nos departamentos de comunicação das organizações de todos os segmentos públicos e privados, atuando no desenvolvimento e gerenciamento das suas estratégias comunicacionais.
As mídias segmentadas, regionais e alternativas também têm ampliado as chances de trabalho para esse profissional.
Outro ramo jornalístico em franco desenvolvimento são as agências de assessoria de imprensa, comunicação empresarial e comunicação integrada, que hoje absorvem boa parte do mercado de trabalho.

Específicas: Geografia/História/Português/Redação

Cinema.


Objetivo:
Oferecer uma formação em roteirização, teoria e crítica cinematográfica. Esse enfoque propõe que a aquisição dos conhecimentos seja fundamentada pela compreensão das formas de expressão cinematográfica como historicamente constituídas e capazes de incorporar formas narrativas anteriormente desenvolvidas na literatura, no teatro, nas artes plásticas e na música, entre outras artes. Além disso, propõe que tais formas de expressão encontram-se em processo de constante recriação, necessitando por isso de um profissional com sólida base de reflexão teórica para atender às demandas de sua área de atuação.

Área de atuação:
O mercado de trabalho na área do cinema encontra-se em franca expansão. É importante notar que a realização cinematográfica não constitui a única área possível de trabalho. A produção audiovisual vincula-se também às emissoras de televisão, aos setores de comunicação e marketing das empresas em geral, à atuação nos órgãos públicos, ao cinema publicitário, e a toda a cadeia de distribuição e exibição. Ainda fazem parte desse campo de trabalho a produção teórica sobre a atividade, basicamente no plano universitário, e a crítica jornalística.

Específicas: Geografia/História

Ciências Sociais - Licenciatura.


Objetivo:
A proposta do curso de Ciências Sociais é preparar o estudante para as diversas frentes de atuação profissional do cientista social, incluindo em sua grade curricular disciplinas das áreas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Além disso, incentiva a interação dos estudantes com outros departamentos existentes no campus da Universidade, facultando ao estudante a possibilidade de consolidar sua formação e aperfeiçoar seu currículo de maneira interdisciplinar.
Voltado para o desenvolvimento das atividades de pesquisa e de capacitação para o mercado de trabalho, o curso faz um grande investimento no treinamento dos alunos para a pesquisa teórica e aplicada, através de diferentes disciplinas metodológicas, das pesquisas de iniciação científica e da realização de trabalhos de campo.

Área de atuação:
- Antropologia: Origem e evolução do homem e das culturas no tempo.
- Ciência Política: É a teoria e prática da política e a descrição e análise dos sistemas políticos e do comportamento político.
- Sociologia: Estuda a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.
- Pesquisa de opinião

Específicas: Matemática/História

Ciências Sociais - Bacharelado.


Objetivo:
Formar um profissional que tenha, além da capacidade de entendimento da realidade sócio-antropológica e política, desenvolva as capacidades de abstração, racionalidade e imaginação científica fundamentais para a adaptação a diferentes situações e possibilidades profissionais, bem como para a criatividade no equacionamento de situações complexas e diversificadas. Ou seja, trata-se de formar um profissional capaz de criar cenários futuros, como possibilidades de ser a agir na sociedade. Em segundo lugar, o mercado é dinâmico em relação às possibilidades da carreira profissional do Sociólogo, que poderá atuar em empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil, nos setores de pesquisa, assessoria, consultoria, planejamento, desenvolvimento de projetos e prestação de serviços.


Área de atuação:
O Bacharel em Ciências Sociais poderá atuar em empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil, nos setores de pesquisa, assessoria, consultoria, planejamento, desenvolvimento de projetos e prestação de serviços na área específica de sua formação. Este leque de possibilidades é bastante promissor envolvendo a formação em Metodologia de Pesquisa e suas aplicabilidades.

Específicas: Matemática/História

Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais .


Objetivo:
É o estudo da política — dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de estrutura) e dos processos de governo — ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis. Os cientistas políticos podem estudar instituições como empresas, sindicatos, igrejas, eo outras organizações cujas estruturas e processos de ação se aproximem de um governo, em complexidade e interconexão.

Área de atuação:
Empresas, órgãos de comunicação social, departamento de relações internacionais de organismos públicos, actividade política e diplomática.

Específicas: Matemática/História

Ciência da Computação.


Objetivo:
É o estudo dos algoritmos, suas aplicações e de sua implementação, na forma de software, para execução em computadores eletrônicos. Os estudos oriundos da Ciência da Computação podem ser aplicados em qualquer área do conhecimento humano em que seja possível definir métodos de resolução de problemas baseados em repetições previamente observadas. Avanços recentes na ciência da computação tem impactado fortemente a sociedade contemporânea, em particular as aplicações relacionadas às áreas de redes de computadores, Internet, Web e computação móvel que têm sido utilizadas por bilhões de pessoas ao redor do globo.

Área de atuação:
Empresas de informática, empresas fabricantes de computadores, empresas de tecnologia da informação,educação, empresas de prestação de serviços de informática, desenvolvimento de pesquisas.

Específicas: Matemática/Física

domingo, 4 de julho de 2010

Ciências Contábeis


Objetivo:
O Curso de Ciências Contábeis tem por objetivo formar profissionais com postura gerencial, para atuação no vasto campo de aplicação da Contabilidade nas empresas privadas e entidades públicas.
Para tanto, o estudo da Contabilidade é abordado como um sistema de informações à disposição dos usuários da informação contábil, que permite a avaliação patrimonial e a mensuração dos resultados econômicos e financeiros alcançados, incentivando-se o corpo discente à prática da pesquisa científica no campo da ciência contábil.


Área de atuação:

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, existem 48 atribuições privativas dos profissionais de Contabilidade. O mercado de trabalho apresenta oportunidades diversas em empresas públicas ou privadas de diversos portes e o profissional formado em Ciências Contábeis pode assumir cargos de:

- Contador;
- Gerente Contábil;
- Gerente ou Diretor Financeiro;
- Auditor Interno;
- Auditor Independente;
- Consultor Contábil e Financeiro;
- Perito Contábil;
- Fiscal Tributário.

Específicas: Matemática/História.

Ciências Biológicas - Licenciatura


Objetivo:
O curso de Licenciatura prepara o profissional muito mais especificamente para o magistério, fornecendo-lhe ferramentas que lhe garantem ensinar a teoria e a prática das Ciências Biológicas, e, ao mesmo tempo, propicia a formação de profissionais capazes de atuar na pesquisa aplicada.

Área de atuação:
O biólogo pode atuar em instituições de ensino e de pesquisa, além de diversas empresas e laboratórios do setor público ou privado, basicamente em três grandes campos: docência, pesquisa, produção de bens e serviços. O docente é o educador que ministra conteúdos relativos à biologia, do nível primário até a pós-graduação. Este profissional tem um dos mercados de trabalho mais estáveis, pois o setor da educação oferece uma demanda crescente de cidadãos buscando aprimorar-se e obter uma melhor qualificação profissional, cabendo ressaltar o papel deste profissional como um agente transformador da sociedade.

Específicas: Química/Biologia.

Ciências Biológicas - Ciências Ambientais


Objetivo:
O Curso forma o profissional biólogo, com uma área de atuação diversificada, capaz de compreender a complexidade do meio ambiente e também de estudar a origem, estrutura, evolução e funções dos seres vivos, identificar as diferentes espécies animais e vegetais e estabelecer sua relação com o meio ambiente. Permite a formação de um profissional que trabalhe de forma efetiva para minimizar os efeitos dos impactos da sociedade contemporânea sobre o meio ambiente, assegurando a manutenção da biodiversidade e um desenvolvimento sustentável, melhorando a qualidade de vida. O Curso oferece a licenciatura ou bacharelado profissionalizante em Gestão Ambiental.

Área de atuação:
Com o bacharelado em Gestão Ambiental , o mercado de trabalho é amplo e o profissional pode atuar em gestão ambiental junto a empresas públicas e privadas, com consultoria técnica para licenciamento de atividades e também em políticas públicas, em instituições de pesquisa públicas ou privadas na área de saúde e de preservação da fauna e flora, em laboratórios clínicos; em museus e herbários, jardins zoológicos e botânicos e unidades de conservação, organizações não governamentais, dentre outros. Prática docente nos Ensinos Médio e Fundamental. Estudos de Planejamento e Gestão Ambiental. Pesquisa básica e aplicada em qualquer uma das áreas das ciências biológicas e da saúde.

Específicas: Química/Biologia.

Ciências Biológicas - Bacharelado.


Objetivo:
Que ninguém se iluda: o currículo de Ciências Biológicas é carregado de matemática. Aulas de física e estatística dividem a grade com disciplinas específicas, como zoologia, genética e botânica. Durante os quatro anos de curso há também práticas de laboratório e pesquisa em campo. Ainda que não seja remunerado, um estágio vale muito na hora de procurar uma colocação no mercado. Algumas escolas exigem trabalho de conclusão de curso. Para dar aulas no ensino fundamental ou médio é preciso cursar a licenciatura, que, em algumas instituições, são oferecidas com diferentes denominações, como Ciências, Ciências Naturais e Educação (ciências biológicas). E, como em qualquer área,para lecionar no ensino superior é necessário ter pós-graduação.


Área de atuação:
O campo de atuação para o biólogo se amplia a cada dia e tem boas perspectivas, sobretudo pelo anúncio do presidente norte-americano Barack Obama do fim do veto ao uso de verba pública para pesquisas com células-tronco nos Estados Unidos. A medida deve impulsionar ainda mais os estudos na área da genética e influenciar o mundo todo. Genoma, Biologia molecular e bioinformática (desenvolvimento de programas para estudos do genoma) são campos bem desenvolvidos, com mais ofertas no Sudeste e Sul do país, que ainda concentram grande parte das verbas destinadas à pesquisa. Na área ambiental, cresce a procura por especialista sem biologia agrícola.

Específicas: Química/Biologia.

Ciências Atuariais.


Objetivo:
É o estudos das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatísticas e financeira. Mesmo parecendo uma ciência recente, as origens da atuária (nome pela qual também é conhecida) remontam às primeiras preocupações em se criarem garantias aos indivíduos de uma sociedade e em se estudar quantidades de nascimento e morte das pessoas.

Área de atuação:
O profissional de atuária é denominado atuário. O campo de trabalho é muito vasto compreendendo quase a mesma coisa em todos os países do mundo: previdência social, seguros, resseguros, capitalização, fundos de pensão, loterias, planos de financiamento, investimentos, prêmios e sorteios, jogos de azar. O atuário é especialista em matemática superior que modela diversas situações que envolvem risco e quantifica valores associados a estes riscos. A demanda por esses profissionais era restrita até meados dos anos 90, mas depois disso diversas instituições como bancos, governos, e muitas empresas vem se valendo dos conhecimentos do atuário para diversas atividades de grande complexidade e que fogem ao campo tradicional de trabalho em previdência social, fundos de pensão, seguros, resseguros e capitalização.

Específicas: História/Geografia /Matemática.

Biomedicina .


Objetivo:
Conduzir estudos e pesquisas no campo de interface entre biologia e medicina, voltada para a pesquisa das doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, com intuito de encontrar sua causa, mecanismo, prevenção, diagnóstico e tratamento.

Área de atuação:
As principais áreas de atuação de um biomédico são: análise clínica, banco de sangue, análises ambientais, Indústrias, Imagenologia, medicina nuclear, acupuntura, biologia molecular, genética, Coleta de materiais, Pesquisa básica e aplicada, docência

Esécíficas: Química/ Física/ Biologia.

Biblioteconomia.


Objetivo:
O curso consiste em organizar, processar e recuperar diferentes tipos de documentos (livros, periódicos, slides, fotografias, mapas, partituras, discos ópticos, etc.)

Área de atuação:
Bibliotecário é um profissional (bacharel) que trata a informação e a torna acessível ao usuário final, independente do suporte informacional. Ele trabalha em centros de documentação de bibliotecas e pode gerir redes e sistemas de informação além de gerir recursos informacionais e trabalhar com tecnologia de ponta. O papel do bibliotecário é dividido em várias partes tais como, representação descritiva, serviços de referências, linguagens documentárias e outras áreas.


Específicas: Português - peso 6. As demais matérias tem peso 4.

sábado, 3 de julho de 2010

Educação Artística - Artes Plásticas


Objetivo:
Visa formar profissionais habilitados para a produção de conhecimento , pesquisa e ensino das Artes Plásticas nos níveis Fundamental e Médio , atentos aos desafios da contemporaneidade (tecnológicos , sociais , e culturais) bem como na prática da cidadania como forma de transformação pessoal e social.

Área de atuação:
Planeja e ministra aulas de Artes Visuais, tendo domínio sobre a história crítica da arte, dos avanços tecnológicos da criação de imagens, dos materiais e das práticas das linguagens visuais, tais como: desenho, pintura, escultura, teatro, gravura, vídeos e materiais alternativos. Criação de imagens para os meios de comunicação, na gerência de acervos e mostras em centros culturais e fundações.

Específicas: Historia/Geografia/Prova específica (vai de cada facul)

Educação Artística - Artes Cênicas


Objetivo:
Formar docentes, para o ensino fundamental e médio, assim como atores profissionais que dominem os recursos expressivos da voz, do corpo, do movimento e do gesto, colocando-os a serviço das idéias e intenções transpostas para a linguagem cênica .

Área de atuação:
Mercado de Trabalho Há muita atividade dentro e fora do teatro, do cinema e das agências de publicidade. Como o cinema nacional está em ascensão, aumenta a possibilidade de obter-se colocação nessa área em contate transformação. A televisão continua oferecendo possibilidades de trabalho centralizada no eixo Rio-São Paulo, mas há que se considerar as produções regionais, especializadas em reproduzir a realidade imediata de seu meio mais próximo. Além das oportunidades oferecidas aos que se dedicam à arte da interpretação, existe também um mercado emergente, solicitando profissionais hábeis, competentes e, acima de tudo, dotados de capacidade de liderança para desempenhar as mais diversas funções nos bastidores, seja produzindo, dirigindo, ou até mesmo escrevendo peças e roteiros.

Específicas: Literatura/História

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Arquitetura e Urbanismo.


Definição:
Assegura a formação de profissionais generalistas, aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação à concepção, organização e construção do espaço exterior e interior, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, proteção do equilíbrio do ambiente natural e à utilização racional dos recursos disponíveis

Área de atuação:
Há um ligeiro crescimento na busca por profissionais desta área, perfeitamente explicável em face do crescimento desordenado das cidades, o que, por sua vez, vem exigindo dos administradores um grande investimento no planejamento urbano e na produção de edificações. O profissional desta área pode atuar como autônomo, na construção civil, nas empresas de consultoria, na indústria de transformação e também nos mais variados setores da iniciativa pública e privada.

Específicas: Física/Matemática

Arqueologia.


Definição:
Durante o curso, o aluno estuda uma série de disciplinas específicas da área, como pré-história, história da sociedade brasileira, cartografia, educação ambiental, geologia, sociedades indígenas, zooarqueologia e museologia. Entre as matérias mais teóricas estão sociologia, filosofia, língua portuguesa, antropologia, biologia, geografia e estatística. Grande parte da grade curricular é dedicada a disciplinas práticas. Elas são realizadas desde o primeiro ano em parques naturais ou locais onde os alunos podem estudar os elementos que compõem aquela sociedade e saber as intervenções sofridas com o passar do tempo. A duração média do curso é de quatro anos.


Área de Atuação:
Atualmente, existe mercado em escritórios de arquitetura que participam de projetos de obras viárias para a elaboração de relatórios arqueológicos. Outro campo interessante é o de consultoria. Há muitos profissionais com outra graduação no mercado, mas com mestrado e doutorado na área. Pela escassez de mão-de-obra, os alunos não têm dificuldade de conseguir estágio em fundações, como a do Homem Americano, na Serra da Capivara (PI). Há oportunidades também em prefeituras, para realizar relatórios sobre impacto de obras no meio ambiente. Com espaços inexplorados, as regiões Norte e Nordeste são as que mais demandam esse profissional, com destaque para o Rio Grande do Norte. Nas demais regiões, as oportunidades surgem em obras para fiação subterrânea, construções de hidrelétricas, abertura de estradas, construção de aterros sanitários e obras de saneamento básico. Trata-se de obras públicas geralmente realizadas por empresas privadas, via licitação. O arqueólogo deve acompanhar a equipe responsável para impedir que sejam destruídos possíveis sítios arqueológicos desconhecidos nos locais das obras. O salário do recém-formado ainda não é alto, mas com alguma experiência e títulos de pós-graduação, a remuneração pode dobrar.

Específicas: História/Geografia/Português/Matemática

Administração.


Definição:
O Curso de Administração estrutura-se como graduação, com o propósito de formar gestores para atuar em organizações públicas e privadas.
O graduando em Administração estuda e pesquisa os diversos ramos da Administração com o objetivo de se tornar um profissional qualificado, que não apenas implemente soluções, mas principalmente as crie gerando inovações.

Área de Atuação:
O Administrador atua principalmente na busca pela eficiência/eficácia das organizações (entre elas as públicas, privadas, com e sem fins lucrativos), bem como no estabelecimento de objetivos, na definição dos meios para alcançá-los e na tomada de decisões. Para isso, o administrador pode atuar nas áreas de Administração dos Recursos Humanos – dos Recursos Econômicos/Financeiros – dos Recursos Tecnológicos e dos Recursos Naturais (além das áreas conexas), visando não só o desenvolvimento dessas organizações, mas também o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Específicas: Matemática/História

Aos indecisos,

aquela força! Bom, apartir de hoje queridos, este humilde blog que vos fala, vai ajudá-los a escolher o curso a fazer e o que cada um deles exige de sua ilustre pessoa.

Jah te esclareça as idéias e cheiro no coração!

Brasil na volta pra casa!

ENEM 2010


Pessoas, corram!
Que as inscrições só vão até o dia 9 (nove) de Julho do ano corrente!
Aí vai o Link
. >> http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/ e http://inep.gov.br/


Um Cheiro! E vaaamo estudar!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Brasileiros e portugueses vestem a mesma camisa nos elogios a Durban

(Torcedores aproveitam o dia ensolarado de lazer e exaltam atmosfera da cidade que vai receber o duelo entre Brasil e Portugal nesta sexta-feira)



Durban, 30 graus. Para os brasileiros que estão na cidade à espera do confronto com os portugueses, o clima não poderia ser mais familiar. O cenário de praia e temperatura tropical deixa os visitantes verde-amarelos com menos saudades de casa:

- Durban é maravilhosa. Praia, litoral... É sempre muito bom para a gente. Sofremos lá em Joanesburgo, porque o frio é muito grande - disse o pernambucano Teonas, vestido com uma camisa do Sport. Ele veio do Recife com mais quatro amigos, e está na cidade há três dias.

- Aqui é tudo muito alegre, muito divertido, as pessoas são bonitas, os africanos são todos gente fina e falam sempre com uma alegria espontânea - completou o pernambucano.

Teonas e os amigos aproveitaram o dia às margens do Oceano Índico, entre a bela paisagem de South Beach e Addington Beach. Nesta, fica uma das mais concorridas atrações turísticas da cidade: o Ushaka Marine World, um parque com toboáguas, córregos artificiais e piscinas com ondas, em águas cristalinas.


Essa foi matéria do GLOBOESPORTE. Reconheceu o franzino torcedor no canto esquerdo da imagem?? Sim, sim, vosso Reitor! E você aí se sentindo por que está vendo o jogo no bar na frente de casa! TOOOOMA! Estuude mano veeei! Por falar nisso meus meninos! Logo menos, um post sobre vosso ENEM!
Vão com Jah!

Estrééia.


Começando essa bagaça! Olá pessoas! Tamo de olho em fotos e fatos, e nas paradas que passaram , passarão e passarinho pelo seu campus ou pelos campus dos outros!
Cuidado na vida Gestão IF! Num vai ser um papo chato meio gremioinfernizandonasaladevocês, somos mais leves e menos loiros!
Primeiro post??? vem de cima!!!
Vejam lá!
Um cheiro meus mininos!